sexta-feira, 19 de março de 2010

Mercado de Oportunidades: Principais necessidades das empresas.

POR: Renato Faria


Foi-se o tempo de vacas magras no mercado de trabalho dos engenheiros civis. Hoje, o aquecimento da Construção gera tanta demanda por profissionais qualificados que os alunos já são contratads antes mesmo de se formar.

Mais do que engenheiros, as empresas precisam de especialistas - em gestão, produção, orçamento, coordenação de obras, entre outros.

O principal problema dessas empresas é como supervisionar todas as obras simultaneamente e com qualidade. Dessa necessidade imediata deriva o primeiro dos campos de especialização mais promissores do mercado: o Planejamento de Obras. O papel do engenheiro de planejamento é fundamental para determinar a velocidade e a estratégia com que as obras serão executadas.

Com o aumento do número de obra é preciso, lidar com um grande númeto de projetistas. Portanto, há espaço também para engenheiros capacitados em Gerenciamento de Projetos.

Outra implicação do mesmo problema é a crescente demanda por projetos disciplinames e prediais - fundações, estruturas, instalações elétricas, hidráulicas, ar-condicionado, impermeabilização e assim por diante. A área de Engenharia de Produção na Construção é também promissora. " Faltam pessoas que façam projetos executivos de qualidade, que ajudem a melhoras a produtividade nos canteiros" diz o diretos da Sinco Engenharia, Paulo Sanchez.

FALTA EXPERIÊNCIA

Depois de anos vendo os engenheiro civis formados migrando para outras áreas de atuação, as empresas do ramo de contrução vêm enfrentando dificuldades para encontrar profissionais qualificados para os cargos de maior responsabilidade.

Em uma trajetória normal, assumem os postos de gerência os funcionários mais experientes dos quadro interno, que já acompanharam pelo menos o ciclo completo de uma obra. Com o aumento repentino do volume de trabalho, as empresas não têm conseguido esperar que seus funcionários adquiram maior experiência antes de assumir tais postos.

DO QUE ELES PRECISAM?

"O coordenador de projetos é o profissional que recebe todas as pastas de projetos de um empreendimento e faz com que ele aconteça. Ele deve ser hábil, ter liderança, dominar questões gerenciais, conhecer tecnologias usadas pela empresa e os materiais disponíveis no mercado"

Paulo Sanchez, diretor da Sinco Engenharia

"Na área técnica, precisaremos de especialistas em planejamento e orçamento, além de gestores da produção. Esses profissionais precisam ter visão estratégica, conhecimento de obras e em Tecnologia da Informação e, acima de tudo, bom relacionamento interpessoal. Curso sobre liderança e administração, por exemplo, são extremamente importantes."

Carlos Alberto Borges, diretor técnico da Construtora Tarjab

"Nós precisamos de profissionais não muito faceis de encontrar no mercado. O orçamentista que buscamos é mais evoluído do que aquele que comumuente encontrado em outras empresas. Além da busca pela redução de custos, ele deve conhecer e estudar a viabilidade de tecnologias alternativas. É um engenheiro capaz de intervir na escolha de uma solução construtiva."

Cláudio sayeg, diretos de engenharia da CCDI

"Com a necessidade das empresas capitalizadas em obter um banco de terrenos para seus negócios, foi necessário desenvolver um Engenheiro de Negócios - profissional com forte preparação em incorporação, com habilidade comercial e negociação. Para essa função, ele tem que desenvolver uma visão alia produto, projeto e custo, além de ter habilidade financeira."

Rogério Raabe, diretor técnico e de obras da Goldzstein Cyrela

"O ideal é que a sustentabilidade na Construção não seja uma especialidade, mas um conhecimento agregado já na formação acadêmica básica de um engenheiro. Ele precisa sair da faculdade com o conceito já absorvido, de maneira que possa aplicá-lo em qualquer ramo de especialização que ele siga depois."

Luiz Henrique Ceotto, diretos de Construção da Tishman Speyer

COMO ESCOLHER

O professor Francisco cardoso, da Poli-USP, dá as dicas para quem procura um curso de especialização:

- Defina uma estratégia de carreira;

- Converse com profissionais que já fizeram especialização;

- Converse com a empresa;

- Escolhido o curso, investigue a credibilidade da instituição;

- Bons cursos de especialização mesclam profissionais com grande experiência acadêmuca e de mercado.